Comentários

Nenhum comentário
Seja o primeiro a enviar um comentário

Mosteiro de Macaúbas

O Mosteiro de Macaúbas foi a primeira casa de recolhimento feminino na capitania de Minas Gerais. As casas de recolhimento no Brasil Colônia funcionavam para educar meninas dentro dos princípios religiosos e também ensinavam a ler, escrever, calcular, coser e bordar, enfim, as meninas eram preparadas para um bom casamento. Os recolhimentos também serviam na reabilitação de “madalenas arrependidas”, referência à conduta de Maria Madalena no Novo Testamento e para “guardar” mulheres solteiras e casadas enquanto seus pais ou maridos viajavam. O misto de convento e educandário por muitos anos se ocupou em educar as filhas da elite mineira.

O Mosteiro Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas possui uma aura de tranquilidade. Entre árvores, palmeiras e macaúbas, o casarão da sede com sua sóbria arquitetura cria uma atmosfera perfeita para visitar

Instituição religiosa fundada em 1714 por Félix da Costa, que inicia a construção da Ermida dedicada à devoção de Nossa Senhora da Conceição, às margens do Rio das Velhas.

Foi o 1º Colégio Feminino da região, onde estudaram as filhas de Chica da Silva. Em 1933, o Colégio foi fechado nascendo o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, atualmente vivem freiras enclausuradas e fechado ao público. Possui em seu interior capela entalhada em ouro.